jegue
Se o bullying chegasse ao mundo animal, com certeza o jegue seria o campeão absoluto da categoria. Como vitima. Ele tem sido alvo de piadas, brincadeiras, corridas com nomes engraçados e até de musicas de forró. egue é um mamífero da família dos equinos, conhecido cientificamente como Equus asinus, e costuma ser muito utilizado como animal de transporte, tração e carga, devido a sua grande resistência.
Muita gente não sabe que jumento, asno e jegue são exatamente sinônimos embora muitas pessoas prefiram o termo jumento ou a palavra asno por causa do sentido pejorativo que a palavra jegue assumiu com o passar dos tempos associado a pessoas com comportamento exagerado ou sem noção.
Os jegues medem aproximadamente 1,30 metros de altura e chegam a pesar 400 quilos. Não devem ser confundidos com burros e mulas que são híbridos e resultado do cruzamento entre jegues e éguas. No Brasil, o jegue é um animal bastante popular na região nordeste. Costumam ser organizados festivais dedicados exclusivamente a estes animais.
Fonte: significados.com